quinta-feira, 2 de maio de 2019

Trajetórias de Sucesso

Hoje, dia 02 de Maio de 2019, reuniram_se eu Secretaria de Educação, os diretores das Escolas Municipais do Campo e da cidade para falarmos das ações e validações do selo Unicef, especificamente trajetórias de sucesso, relacionado aos diagnóstico dos discentes de sexto ao nono ano e que estão com distorção idade e série. Foi apresentado um plano de ação para diminuir a evasão e abandono escolar dentro da estratégia do Busca Ativa Escolar. E ainda ficou agendado duas reuniões, uma para o dia 07  com o ensinoefundamental e outra para o dia 08 de maio com a educação do campo. Desse modo, a reunião foi de suma importância para tomarmos medidas imprescindíveis na proteção da criança e adolescente, buscando garantir o direito a educação.





terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Busca ativa escolar na Escolas do Campo



Marcelino Vieira é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, distante 400 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de aproximadamente 346 km², e sua população no censo de 2010 era de 8 265 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 79º mais populoso do estado.
No dia 12, 17 e 29 de janeiro de 2019, a equipe da Secretaria de Educação, juntamente que o comitê gestor, formado por articulador, supervisores institucionais, técnicos verificadores, agentes comunitários e  conselho tutelar percorreu a zona rural do município de Marcelino Vieira-RN. A dinâmica teve como parâmetro a parceria com a comunidades, funcionários e os agentes comunitários de saúde que nos informavam quais residências tinha crianças/adolescentes/jovens fora da escola.
 Com esse apoio foi fácil chegar até essas residências e conversar com as famílias sobre a busca ativa escolar, sobre o direito e deveres dos pais e também defender o direito do acesso permanência da criança e adolescente a educação. Também aproveitamos o ensejo para conversar com todos os professores do campo para saber quais crianças tinham risco de evasão, quais crianças precisavam ser ajudadas de modo peculiar, para que pudéssemos ajudar da melhor forma possível, tendo em vista que trabalhamos de forma intersetorial e todas as secretarias tanto de educação, saúde, assistência social estão aptas a nos atender mediante necessidade.
Então foram muitos quilômetros rodados, tendo em vista, a extensão territorial de nosso município, percorremos-a ora em ônibus, ora em carros, ora a pé difícil a acessibilidade e fomos em busca deste trabalho tão árduo, porém tão gratificante.
No dia 12, visitamos a comunidade Junco, Juazeiro, Panati, Vila Ana Henrique. E paramos nas respectivas Escolas do campo:  Raimundo Nonato Fernandes, Francisco Tomaz de Aquino, Cícero Rodrigues, Francisco Avelino Sobrinho, Chapeuzinho Vermelho. No dia 17, visitamos a comunidade do São José, Cirurgião, Exú, Cacimbas, Vaca Morta e Barra do Catolé. E paramos nas respectivas Escolas do Campo: João Marcolino, Abílio Deodato, Maximino, Cacimbas, Seledon José do Nascimento, Manoel João e João Marcelino. No dia 29 de Janeiro Visitamos a comunidade da Varzinha e da Caiçara, e paramos na respectivas escola do campo: Raimundo Nonato Fernandes II e América Maia.
E assim cumprimos toda a agenda da Zona Rural. 















































domingo, 6 de janeiro de 2019

CAMINHADA FORA DA ESCOLA NÃO PODE E SEM APRENDER TAMBÉM NÃO

Queremos inicialmente agradecer a Prefeitura Municipal, juntamente com a comissão intersetorial pela concretização da primeira campanha vieirense fora da escola não pode e sem aprender também não que ocorreu hoje, dia 14 de Dezembro de 2018, as 9:00h da manhã. 
O nosso objetivo é lutar para diminuir a exclusão escolar a partir de uma estratégia intersetorial entre as secretarias municipais, conselho tutelar, conselho de direito da criança e do adolescente, organizações não governamentais, entidades religiosas entre outras e a sociedade civil.
Essa iniciativa nasce em nossa cidade, a partir do momento em que o Prefeito Municipal Kerles Jácome Sarmento aderiu ao selo UNICEF e concomitantemente a busca ativa escolar.
E o que é o selo UNICEF para os municípios? O Selo UNICEF, do qual a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira está concorrendo é uma iniciativa do - Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e a garantia dos diretios das criança se dos adolescente prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA.
Ao participar do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa.
E o que é O Fora da Escola Não Pode! é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. Desenvolvida por meio de diversas frentes de atuação, a iniciativa procura conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, e também a sociedade em geral, sobre o problema da exclusão escolar e sugerir planos práticos para chegar a uma solução A Busca Ativa Escolar é uma das estratégias do Fora da Escola Não Pode! para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar.
Desse modo, o direito a educação pública de qualidade, ou seja, o direito a acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da educação básica na idade certa deve ser garantido a cada menina e a cada menino com absoluta prioridade pelo Estado, em colaboração com a família, a comunidade, a sociedade em geral.
Portanto, somente a união de todos é capaz de amenizar essas disparidades existes entre ricos e pobres, negros e brancos, dentre outros fatores do qual a escola é para todos e de forma equitativa. E no intuito de universalizar e ensinar de acordo como preconiza o plano nacional de educação a busca ativa escolar é uma grande aliada nesse processo.