domingo, 6 de janeiro de 2019

CAMINHADA FORA DA ESCOLA NÃO PODE E SEM APRENDER TAMBÉM NÃO

Queremos inicialmente agradecer a Prefeitura Municipal, juntamente com a comissão intersetorial pela concretização da primeira campanha vieirense fora da escola não pode e sem aprender também não que ocorreu hoje, dia 14 de Dezembro de 2018, as 9:00h da manhã. 
O nosso objetivo é lutar para diminuir a exclusão escolar a partir de uma estratégia intersetorial entre as secretarias municipais, conselho tutelar, conselho de direito da criança e do adolescente, organizações não governamentais, entidades religiosas entre outras e a sociedade civil.
Essa iniciativa nasce em nossa cidade, a partir do momento em que o Prefeito Municipal Kerles Jácome Sarmento aderiu ao selo UNICEF e concomitantemente a busca ativa escolar.
E o que é o selo UNICEF para os municípios? O Selo UNICEF, do qual a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira está concorrendo é uma iniciativa do - Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e a garantia dos diretios das criança se dos adolescente prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA.
Ao participar do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa.
E o que é O Fora da Escola Não Pode! é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. Desenvolvida por meio de diversas frentes de atuação, a iniciativa procura conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, e também a sociedade em geral, sobre o problema da exclusão escolar e sugerir planos práticos para chegar a uma solução A Busca Ativa Escolar é uma das estratégias do Fora da Escola Não Pode! para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar.
Desse modo, o direito a educação pública de qualidade, ou seja, o direito a acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da educação básica na idade certa deve ser garantido a cada menina e a cada menino com absoluta prioridade pelo Estado, em colaboração com a família, a comunidade, a sociedade em geral.
Portanto, somente a união de todos é capaz de amenizar essas disparidades existes entre ricos e pobres, negros e brancos, dentre outros fatores do qual a escola é para todos e de forma equitativa. E no intuito de universalizar e ensinar de acordo como preconiza o plano nacional de educação a busca ativa escolar é uma grande aliada nesse processo.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário